Início Comidas Escondidinho de Carne Seca com Mandioca

Escondidinho de Carne Seca com Mandioca

Cremoso e Delicioso para o Almoço em Família

Por Chef Alex
46 Visualizações 4 Min leitura
Escondidinho de Carne Seca com Mandioca

Se você está em busca de uma receita deliciosa e reconfortante para o almoço em família, o escondidinho de carne seca com mandioca é a escolha perfeita.

Hoje, compartilharemos uma receita cremosa e irresistível que certamente fará sucesso na sua mesa. Prepare-se para saborear um prato cheio de sabores e texturas incríveis. Vamos lá!

Por que o escondidinho de carne seca com mandioca é uma opção incrível?

O escondidinho é um prato tradicional da culinária brasileira, conhecido por sua combinação de sabores e sua consistência cremosa. Ao utilizar a carne seca e a mandioca, criamos uma harmonia de ingredientes que encanta o paladar. Veja algumas razões para escolher essa receita:

1. Sabor marcante: A carne seca é um ingrediente com um sabor único e delicioso, que se destaca no prato. A mandioca, por sua vez, contribui com sua textura macia e suave, complementando perfeitamente a carne.

2. Reuniões em família: O escondidinho é uma ótima opção para reuniões em família, pois é um prato que agrada a todos. Sua apresentação atraente e seu sabor irresistível fazem com que seja uma escolha perfeita para compartilhar momentos especiais.

3. Versatilidade: Essa receita pode ser adaptada de acordo com as preferências pessoais. Você pode adicionar queijo gratinado por cima para um toque extra de cremosidade ou adicionar temperos especiais para realçar ainda mais o sabor.

Como Fazer o Escondidinho de Carne Seca Com Mandioca

Para a carne-seca com escondidinho de mandioca, deixe a carne-seca de molho na água no dia anterior para dessalgá-la. No dia seguinte, moa a carne e, depois de pegar pressão, cozinhe na panela de pressão por 30 minutos.

Solte a pressão, veja se está mole, escorra, rale e reserve. Cozinhe a mandioca na pressão com água por 20 minutos e verifique se está macia, retire da panela e amasse bem com um garfo.

Enquanto a mandioca cozinha, vamos preparar o recheio para o escondidinho conforme receita passo a passo, purê, montar o prato, assar, servir e saborear o sensacional escondidinho de carne seca com mandioca!

Escondidinho de Carne Seca com Mandioca

Escondidinho de Carne Seca com Mandioca

Imprimir
Serve: 6 Preparação: Cozimento:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avalie: 5.0/5
( 3 votos )

INGREDIENTES DA RECEITA

  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 tomate grande maduro picadinho
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de margarina ou manteiga
  • meia colher(sopa) de sal (para o purê de mandioca)
  • 200g de queijo muçarela
  • 1 cebola bem picadinha
  • 3 fios generosos de azeite de oliva
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1kg e meio de mandioca descascada
  • 2 e ½ xícaras (chá) de leite integral
  • 2 dentes grandes de alho amassados
  • 1 pacote de carne seca (500g)
  • 3 fios de azeite ou óleo
  • ¼ de xícara (chá) de água do cozimento da carne seca ou água filtrada
  • salsinha (a gosto)
  • 1 colher (sopa) de sal (para o cozimento da mandioca)
  • 1 litro de água aproximadamente (para o cozimento da carne seca) + 2,5 litros em média (para o cozimento da mandioca)

MODO DE PREPARO

  1. Para dessalgar, na véspera, coloque a carne seca num recipiente, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte.
  2. No próximo dia, troque a água e deixe de molho até o momento de preparar.
  3. Escorra a água, corte a carne seca em cubos e adicione na panela de pressão, cobrindo com água limpa (cerca de 1 litro). Tampe a panela e leve ao fogo.
  4. Quando pegar pressão, conte 30 minutos, desligue o fogo, retire a pressão com cuidado e confira se a carne está macia, apertando com um garfo. Escorra a água, mas reserve um pouco para adicionar no molho (¼ de xícara).
  5. Aguarde esfriar um pouco e desfie com as mãos, reservando.
  6. Coloque a mandioca descascada e cortada em pedaços na panela de pressão, cubra com água limpa (mais ou menos 2,5 litros), acrescente o sal e leve para cozinhar. Quando pegar pressão, conte 20 minutos.
  7. Enquanto a mandioca cozinha, prepare o recheio do escondidinho, levando ao fogo uma panela com os fios de azeite. Aqueça, acrescente a cebola, frite até murchar, mexendo com uma colher de pau.
  8. Junte o alho, refogue até murchar, ponha o tomate, a carne seca reservada, a pimenta-do-reino, o extrato de tomate, a salsinha, mexendo sempre. Adicione a água reservada do cozimento da carne seca ou água filtrada.
  9. Refogue bem e quando estiver fervendo, prove o sal e acerte, se necessário. Se for preciso, acrescente também mais um pouquinho de água. Esse molho deve ficar enxuto, sem água, mas úmido e suculento. Reserve.
  10.  Após o tempo de cozimento da mandioca, retire a pressão cuidadosamente, abra a panela e verifique se a mandioca está bem molinha. Vá tirando os pedaços da água, passe para um prato, remova os fiapos e amasse toda ela com um garfo, reservando.
  11. Para o preparo do purê de mandioca, numa panela já aquecendo, ponha a margarina ou manteiga, aguarde derreter, acrescente a mandioca reservada amassada, o leite aos poucos, adicionando primeiro 2 xícaras e ½ colher (sopa) de sal, misturando com uma colher de pau. Observe a consistência, misturando sempre e junte se necessário, o restante do leite, misturando e desligando o fogo.
  12. Para a montagem do prato, você pode utilizar um refratário de vidro, que possa ir ao forno ou uma forma de alumínio. Medidas da forma: (31cm x 22cm de largura x 07cm)
  13. Forre o refratário com metade do purê, distribua por cima dele todo o recheio, alisando com um garfo, para nivelar, cubra com a outra metade do purê, espalhe as fatias de muçarela, deixando meio centímetro distante das bordas para não transbordar.
  14. Pré-aqueça o forno por 10 minutos em temperatura média, quando você começar a montar o prato e leve o refratário ao forno já quente para gratinar por cerca de 15 minutos.
  15. Retire, sirva e se delicie com seu espetacular escondidinho de carne seca com mandioca!

NOTAS

Obs.: as xícaras desta receita são de 240 ml cada

Agora você tem em mãos uma deliciosa receita de escondidinho de carne seca com mandioca. Reúna sua família ao redor da mesa e desfrute dessa explosão de sabores e texturas. Com certeza, será um sucesso absoluto!

RELACIONADAS PARA VOCÊ

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Ok Leia mais

Adblock detectado

Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seus navegadores para nosso site.