Início Pães e Bolos Pão de Vinagre

Pão de Vinagre

Por Chef Alex
3,9K Visualizações 4 Min leitura
Pão de Vinagre

Hoje, vamos compartilhar uma receita incrível de Pão de Vinagre, um pão caseiro que é extremamente fofinho e saboroso. A melhor parte é que essa receita não requer sova, o que a torna ainda mais prática e rápida de fazer.

Prepare-se para se deliciar com o aroma e o sabor irresistível desse pão fresquinho. Sem mais demora, vamos direto à receita!

Como Fazer o Pão de Vinagre

Para a receita de pão de vinagre, coloque em uma tigela a água, o leite e o açúcar, misture com um batedor para dissolver o açúcar. Acrescente o fermento biológico seco, o azeite, o vinagre e o sal e misture novamente, ou acrescente o funcho.

Acrescente a farinha aos poucos e vá misturando com um garfo, depois com uma colher e com as mãos enquanto pesa, até chegar no ponto certo.

Cubra e deixe coberto com um guardanapo para crescer. Em seguida, passamos para uma bancada enfarinhada, dividimos em pedaços e rolamos. Deixe levedar mais um pouco e depois leve ao forno, sirva e delicie-se com o óptimo pão de vinagre!

Pão de Vinagre

Pão de Vinagre

Imprimir
Serve: 8 Preparação: Cozimento:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avalie: 4.7/5
( 7 votos )

INGREDIENTES DA RECEITA

  • 1 xícara (chá) de água (240 ml)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
  • meia colherzinha (chá) de sal
  • óleo (cerca de 60 ml)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de álcool
  • 1 colher (chá) de erva-doce ou outro condimento que desejar (opcional)
  • 600g de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, adicione a água, o leite e o açúcar, mexendo com um fouet, até diluir.
  2. Acrescente o fermento biológico seco e o óleo (meça um dedo na xícara que utilizou para medir os líquidos).
  3. Junte também o vinagre e mexa novamente com o fouet, acrescentando o sal e tornando a mexer. Nesse momento, se desejar, acrescente a erva-doce ou algum outro condimento que queira e mexa.
  4. Vá colocando aos poucos a farinha de trigo e misturando com o auxílio de um fouet, substituindo-o por uma colher, quando a massa ficar pesada.
  5. Continue adicionando a farinha e misturando, até dar o ponto correto, utilizando por último as mãos, para amassar, formando uma bola.
  6. Para a massa ficar no ponto correto, ela precisa estar sem grudar por fora, você consegue retirar com facilidade da tigela e, se abrir um pouco, verá que por dentro, gruda um pouquinho.
  7. Cubra com um guardanapo limpo e deixe descansar por cerca de 20 minutos, para crescer.
  8. Passado esse tempo, transfira a massa para uma bancada levemente enfarinhada, divida a massa em porções e boleie cada uma delas. Se grudar um pouco, adicione um pouquinho de farinha.
  9. Unte uma assadeira com óleo, disponha os pãezinhos e deixe crescer por mais alguns minutos.
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 35 minutos. Deixe até a metade do tempo em 180°C e depois aumente a temperatura para 200°C, para dourar.
  11. Retire do forno e, com os pãezinhos ainda quentes e passe uma misturinha de água com açúcar.
  12. Tire da forma, sirva e deguste seu sensacional pão de vinagre!

NOTAS

Obs.: se estiver num dia frio, pode amornar levemente a água e o leite. E se desejar, pode utilizar apenas água ou apenas leite na receita (totalizando 2 xícaras (chá) de líquido). Esse pão fica levemente doce.

Dicas e Sugestões

  • Para obter um pão com sabor mais marcante, você pode substituir o vinagre branco por vinagre de maçã ou balsâmico.
  • Se preferir um pão mais enriquecido, você pode adicionar ingredientes extras à massa, como ervas finas, queijo ralado ou até mesmo sementes.
  • Certifique-se de utilizar água morna, pois isso ajuda a ativar o fermento e contribui para a maciez do pão.
  • Caso queira um pão com casquinha mais crocante, você pode borrifar água sobre o pão antes de levá-lo ao forno.

Agora é hora de se deliciar com o seu Pão de Vinagre fresquinho! Aproveite para experimentar diferentes combinações de recheios e acompanhamentos, como manteiga, geleias, queijos ou até mesmo sanduíches. Esse pão versátil vai encantar o paladar de todos. Bom apetite!

RELACIONADAS PARA VOCÊ

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Ok Leia mais

Adblock detectado

Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seus navegadores para nosso site.