Início Pães e Bolos Pão Caseiro

Pão Caseiro

Uma Receita Macia e Fofinha para o Lanche em Família

Por Chef Alex
11 Visualizações 4 Min leitura
Pão Caseiro

O pão caseiro é uma opção deliciosa e reconfortante para o lanche de toda a família. Neste artigo, compartilharei com você uma receita detalhada e completa para preparar um pão caseiro macio e fofinho, capaz de encantar a todos. Siga os passos abaixo e prepare-se para saborear essa delícia!

Como Fazer o Pão Caseiro

Para fazer este pão caseiro, vamos precisar de ingredientes que possa ter em casa, como ovos, óleo, fermento biológico seco, açúcar, sal, água morna, farinha de trigo e leite.

Fazer este pão caseiro é muito simples! Primeiro, misture os ovos, o fermento, o óleo e o açúcar. Depois adicionamos água morna aos poucos. Adicione a farinha de trigo aos poucos e misture.

Quando a massa estiver dura, adicione sal e amasse. Descanse a massa por 30 minutos, modele os pães, deixe descansar por mais 30 minutos, pincele com gema de ovo e leite e leve ao forno por 35 minutos. Então é só experimentar essa iguaria!

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Imprimir
Serve: 6 Preparação: Cozimento:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avalie: 5.0/5
( 3 votos )

INGREDIENTES DA RECEITA

  • Para a massa:
  • 2 ovos inteiros
  • 150 ml de óleo
  • 2 sachês de fermento biológico seco (20 g)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 litro de água morna
  • 2 kg de farinha de trigo
  • Para a montagem:
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de leite

MODO DE PREPARO

  1. Em uma tigela, coloque os ovos, o fermento biológico seco, o óleo e o açúcar e misture tudo muito bem.
  2. Acrescente a água morna aos poucos e vá misturando. A água deve estar numa temperatura que você consiga encostar o dedo e suportar por pelo menos 5 segundos.
  3. Adicione a farinha de trigo aos poucos e vá misturando.
  4. Quando a massa for ficando mais pesada, acrescente o sal e comece a sovar com as mãos em uma bancada enfarinhada até que a massa fique lisa e homogênea.
  5. Deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  6. Divida essa massa em 4 partes e, com o auxílio de um rolo de massas ou de um cilindro elétrico, vá abrindo a massa.
  7. Modele os pães e coloque-os sobre uma assadeira untada.
  8. Cubra a massa com um pano limpo e deixe descansar novamente por 30 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  9. Em uma tigela, bata a gema de ovo com o leite e pincele sobre os pães.
  10. Asse em forno pré-aquecido a 200 °C por 35 minutos.
  11. Agora é só saborear seu delicioso pão caseiro!

Dicas e Variações

  • Para dar um toque especial ao pão caseiro, você pode adicionar ingredientes extras à massa, como queijo ralado, ervas finas, azeitonas picadas, sementes de linhaça ou chia. Isso irá proporcionar diferentes sabores e texturas ao pão.
  • Experimente pincelar a superfície do pão com ovo batido antes de levá-lo ao forno. Isso ir
  • Experimente pincelar a superfície do pão com ovo batido antes de levá-lo ao forno. Isso irá proporcionar uma cor dourada e brilhante à crosta do pão.
  • Se preferir um pão mais nutritivo, você pode substituir parte da farinha de trigo por farinha integral. Isso adicionará fibras e nutrientes à receita.
  • Para um pão mais aromático, adicione especiarias à massa, como canela, noz-moscada ou cardamomo. Esses ingredientes irão conferir um sabor especial e um aroma delicioso ao pão.
  • Caso queira um pão mais enriquecido, adicione um punhado de nozes, castanhas ou frutas secas à massa. Esses ingredientes irão adicionar textura e sabor ao pão.
  • Para uma opção mais saudável, você pode substituir o óleo vegetal por azeite de oliva ou óleo de coco. Essas opções trarão benefícios para a saúde e um sabor diferenciado ao pão.

Benefícios do Pão Caseiro

Além de ser uma delícia, o pão caseiro traz alguns benefícios em relação aos pães industrializados. Ao preparar o pão em casa, você tem controle total sobre os ingredientes utilizados, evitando aditivos químicos e conservantes presentes nos produtos industrializados. Além disso, o pão caseiro é fresco, sem contar o prazer de sentir o aroma delicioso enquanto ele assa.

O pão caseiro é uma excelente fonte de carboidratos, que fornecem energia ao nosso corpo. Além disso, a farinha de trigo utilizada na receita é rica em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a produção de energia.

Conclusão

O pão caseiro macio e fofinho é uma opção perfeita para um lanche ou café da tarde em família. Com essa receita detalhada e as dicas de variações, você poderá preparar um pão delicioso, aromático e personalizado de acordo com o seu gosto.

Lembre-se de que o pão caseiro requer um pouco de tempo e paciência, mas o resultado final vale a pena. Além disso, a preparação do pão em casa proporciona uma experiência gratificante e um sabor incomparável.

Experimente essa receita em sua casa, compartilhe com sua família e desfrute de momentos agradáveis ao redor da mesa. O pão caseiro sempre traz um toque especial de amor e cuidado, transformando qualquer ocasião em um momento especial.

 

RELACIONADAS PARA VOCÊ

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Ok Leia mais

Adblock detectado

Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seus navegadores para nosso site.