Início Arroz e Cereais Arroz Bem Soltinho

Arroz Bem Soltinho

Vamos Compartilhar os Truques e Segredos

Por Chef Alex
23 Visualizações 4 Min leitura
Arroz Bem Soltinho

Para muitas pessoas, o arroz é um elemento básico indispensável na cozinha. No entanto, nem sempre é fácil prepará-lo de forma a obter um resultado perfeito. Um dos maiores desafios é conseguir deixar o arroz soltinho, sem que ele fique empapado ou grudento. Neste artigo, vamos compartilhar os truques e segredos para fazer um arroz bem soltinho, igual aos dos melhores restaurantes.

Os Tipos de Arroz Mais Indicados

O primeiro passo para fazer um arroz soltinho é escolher o tipo de arroz adequado. Os mais indicados são os de grãos longos, como o agulhinha e o basmati. Eles possuem menos amido em relação aos de grãos curtos, o que ajuda a manter os grãos separados.

A Proporção Ideal de Água e Arroz

A proporção ideal entre água e arroz é um fator muito importante para que o arroz fique soltinho. Para o arroz branco, o mais indicado é utilizar duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Já para o arroz integral, a proporção deve ser de três xícaras de água para cada xícara de arroz.

Lavar ou não lavar o arroz?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a necessidade de lavar o arroz antes do preparo. A resposta é sim! Lavar o arroz é importante para retirar o excesso de amido e outras impurezas que podem deixar o arroz empapado. Para lavar o arroz, basta colocá-lo em uma peneira e lavá-lo com água corrente até que a água saia limpa.

O Preparo do Arroz

O preparo do arroz também é um ponto importante para que ele fique soltinho. Após lavar o arroz, é preciso escorrer bem a água e deixá-lo secar um pouco. Em seguida, coloque o arroz na panela e adicione a água na proporção correta. Deixe a panela semiaberta em fogo alto até a água ferver. Assim que a água ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Não abra a panela durante o cozimento para não deixar escapar o vapor.

Deixar o Arroz Descansar

Outra dica importante é deixar o arroz descansar após o cozimento. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por alguns minutos. Isso ajuda a finalizar o cozimento e a deixar o arroz ainda mais soltinho.

O Uso de Temperos

Para dar um toque especial ao arroz, é possível utilizar temperos como alho, cebola, ervas, entre outros. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade de tempero e acabar mascarando o sabor do arroz.

Com essas dicas simples e fáceis de seguir, é possível preparar um arroz soltinho e delicioso, igual aos dos melhores restaurantes. Lembre-se de escolher o tipo de arroz adequado, respeitar a proporção entre água e arroz, lavar o arroz antes do preparo, deixá-lo descansar após o cozimento e utilizar tempero.

Arroz Bem Soltinho

Arroz Bem Soltinho

Imprimir
Serve: 6 Preparação: Cozimento:
Nutrition facts: 200 calories 200 fat
Avaliar: 5.0/5
( 2 votos )

INGREDIENTES DA RECEITA

  • 1 colher de sopa de azeite (ou óleo)
  • 1 xícara de chá de arroz
  • 1/2 cebola média picada (opcional)
  • 1 dente de alho picadinho (opcional)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 xícara de chá de água

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela, frite a cebola e o alho em azeite até dourar.
  2. Adicione o arroz e misture bem por 2 minutos, temperando com o sal.
  3. Acrescente a água e cozinhe destampado em fogo alto até começar a ferver, abaixando o fogo e deixando a tampa entreaberta.
  4. Quando a água secar, confira o ponto do grão e, se necessário, adicione mais 1/2 xícara de chá de água, cozinhando até secar novamente.
  5. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando-a tampada por pelo menos 10 minutos.
  6. Agora é só provar essa delícia!

RELACIONADAS PARA VOCÊ

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Ok Leia mais

Adblock detectado

Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seus navegadores para nosso site.